De acordo com uma lenda chinesa, no ano de 2.737 a.C., o imperador Shen Nung, estava fervendo água – como forma de purificar – para depois bebê-la, quando algumas folhas de um arbusto de Camellia sinensis caíram dentro da água quente. Atraído pelo aroma, o imperador provou a infusão e se surpreendeu com o sabor, sentindo uma sensação de bem-estar. Sendo essa a primeira receita de chá conhecida da história. Hoje existem diferentes sabores, inclusive o chá de alcachofra. Mas, por que consumi-lo?
A alcachofra é uma planta que faz bem para a saúde, auxiliando em diversas enfermidades, além de proteger o sistema imunológico de possíveis doenças causadas por uma má alimentação. O consumo de uma receita de chá de alcachofra pode trazer benefícios para o colesterol e para o fígado, também é uma ótima fonte antioxidantes, vitaminas A, B, C, K e ácido fólico, sem falar nos minerais, como cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês e fósforo presentes na planta.
Com algumas receitas, todos esses benefícios podem ser adquiridos de uma forma bastante saborosa. Confira e faça em casa.
Receitas de chá de alcachofra
Chá de alcachofra simples
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de alcachofra;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo: lave e fatie as folhas de alcachofra. Ferva a água, adicione as folhas e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos, coe e sirva. Simples, rápido e fácil. É indicado consumir pelo menos uma vez ao dia antes de alguma refeição, para ter todos os efeitos que o chá oferece.
Chá de alcachofra com boldo
O boldo é uma planta medicinal que, assim como a alcachofra, traz muitos benefícios para a saúde. Entre eles estão melhora do funcionamento do fígado, tratamento da gastrite e ação antioxidante. Imagina juntar os dois em apenas um chá! Veja como fazer isso.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas;
- 1 colher de chá de folhas de alcachofra picadas;
- 1 litro de água.
Modo de preparo: coloque todos as folhas de boldo e de alcachofra em água fervente e deixe por 5 minutos. Coe. Se achar o sabor muito amargo, usar uma colher de mel para adoçar pode ser uma boa opção. O chá pode ser consumido ao longo do dia.
Chá de alcachofra com cavalinha e hibisco
Para ativar outra função importante da alcachofra, a regulagem do colesterol, é possível uni-la ao hibisco, que possui o mesmo princípio ativo, e à cavalinha, que trabalha como um antioxidante. Para quem tem mais afinidade com sabores mais adocicados, essa é a melhor pedida de receita de chá de alcachofra.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas de alcachofra
- 2 colheres de chá de cavalinha
- 2 colheres de chá de hibisco
- 1/2 litro de água
Modo de preparo: coloque a água para ferver, depois desligue o fogo. Acrescente as plantas, tampe e deixe descansar por cinco minutos. Coe e beba quente. A quantidade pode servir mais de uma pessoa.
Além dos benefícios já citados da alcachofra, como prevenção e tratamento de algumas doenças, a planta também é uma ótima aliada nas dietas, ajudando no emagrecimento. Agora o chá de alcachofra pode se tornar parte da sua rotina. Bom chá!