Quando a questão é: para que serve a alcachofra? Um dos primeiros pontos lembrados é em relação ao fígado. Então vamos esclarecer essa primeira dúvida e muitas outras ao longo do texto, mostrando os benefícios que você tem ao consumir a planta.
A alcachofra é boa para o fígado. Essa pode ser uma das respostas que você pode dar se alguém te perguntar para que serve a alcachofra. A planta protege a bile, ajudando a remover toxinas do corpo. Além de agir como um mecanismo de defesa para o fígado, a alcachofra também pode diminuir o mal funcionamento do órgão em caso de doença hepática, tudo se deve aos antioxidantes presentes no vegetal.
Para que serve a alcachofra?
Os benefícios de consumir alcachofra não param no fígado. Se você está procurando uma solução para os altos níveis de colesterol que seu endocrinologista reclama toda vez que você faz uma visita, temos uma dica pode te ajudar: consuma alcachofra. Devido a presença de cinarina e inulina, substâncias que auxiliam na quebra de gordura, a alcachofra é uma aliada conhecida na luta contra o colesterol alto. Logo, também acaba ajudando na perda de peso devido à grande presença de fibras que dão a sensação de saciedade, isso sempre aliado a exercícios, claro.
Além de tudo isso, a alcachofra também tem um papel que ajuda na digestão. Lembram da cinarina que falamos no parágrafo anterior? Essa substância, além de queimar as gorduras, acelera os movimentos intestinais. Outros elementos que auxiliam na boa digestão são os taninos que combatem intoxicações alimentares e a inulina que protege a flora intestinal.
Quando você acha que os benefícios acabaram, se surpreende. Com grande quantidade de fibras em sua composição nutricional, a planta pode ajudar no controle de diabetes, pois, além delas regularem a função intestinal, também reduzem a glicemia, reduzindo a absorção de glicose.
Esclarecidas as funções da cinarina, inulina, fibras e taninos, vamos citar outro composto da alcachofra que ajuda faz muito bem, o potássio. Quando consumida regularmente, a alcachofra ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que contribui para evitar a alta pressão arterial. Além disso, a alcachofra pode ajudar evitar o estresse oxidativo causado pela hipertensão arterial.
Anticancerígeno
Quando alguém te perguntar para que serve a alcachofra você também pode afirmar que ela possui efeitos anticancerígenos. Segundo estudo publicado no National Center for Biotechnology Information, a alcachofra pode impedir o crescimento de células cancerosas nas mamas, tudo isso porque seu efeito antioxidante ajuda a agir contra os radicais livres que podem causar câncer.
Como consumir?
Falamos de diversos benefícios, mas ainda não abordamos o assunto mais gostoso: como consumir a alcachofra? Para ter acesso a todos os compostos bioativos do alimento a forma cozida é a mais indicada. As folhas também podem ser consumidas, além do chá que fica uma delícia e é indicado beber antes das refeições. Além disso, a planta também pode ser grelhada ou assada, sem falar que existem receitas para prepará-la recheada ou empada.
Outra forma de consumo é em saladas, em aperitivos como canapés, em risotos e como ingrediente de massas. Pode ser servida como acompanhamento de carne, peixe ou frango. Apesar de ser incomum, em alguns lugares do mundo ela é consumida como ingredientes de sobremesas na forma de calda.
Quando for comprar sua alcachofra temos algumas dicas: escolha aquelas com folhas abertas e que não apresentem cor amarronzada. O ideal é que a alcachofra tenha uma cor viva com tons de roxo e com folhas inteiras. Uma coisa é fato: não deixem de comer ou tomar (chá) a alcachofra regularmente. A planta pode fazer muito bem para a sua saúde.