Seja no verão ou no inverno, qualquer estação do ano sempre tem alguém buscando diferentes formas de emagrecer. Existem diversas dietas, algumas saudáveis e outras não para tal. Se você buscou pela informação de se a alcachofra emagrece, provavelmente está buscando um caminho que seja bom para a sua saúde.
Isso porque a alcachofra faz muito bem para a saúde. Mas, para responder se a alcachofra emagrece, precisamos conhecer as propriedades nutricionais da planta. Em uma porção de 100 g de alcachofra encontramos 86,5% de água, além de proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. A planta também contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico, tendo apenas 60 calorias por unidade.
Alcachofra emagrece?
Sim, a alcachofra emagrece. Melhor, ajuda a emagrecer. Por ser um alimento rico em nutrientes e com baixo valor calórico, a planta pode ser muito boa para a dieta. A grande quantidade de fibras ajuda na questão de saciedade, diminuindo aquela vontade de querer comer tudo o que vê pela frente. Além disso, existe na alcachofra uma substância chamada cinarina que trabalha na quebra de gorduras e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim. Sem falar que ela também evita a retenção de líquido, te deixando menos inchado.
Porém, não basta apenas saborear o vegetal no café da manhã, almoço e janta que seu corpo demonstrará o resultado que você tanto almeja. É necessário ter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável.
Faça exercícios físicos
Para a alcachofra realmente te ajudar a emagrecer, você precisa praticar exercícios físicos. Separamos alguns que você pode executar na sua própria casa. Para um resultados mais rápido e satisfatório, a dica é procurar um personal trainer.
- Polichinelo completo: em pé, com as pernas unidas e os braços estendidos ao lado do corpo, dê um salto para cima. Ao mesmo tempo, afaste os pés lateralmente e bata as mãos acima da cabeça. Volte para a posição inicial e depois agache, tocando as mãos no solo. Estenda as pernas e repita o movimento de 10 a 12 vezes em séries de três.
- Flexão de braços: deite no chão e fique em posição de flexão de braços, com as mãos afastadas em uma largura um pouco maior do que a entre os ombros. Flexione os cotovelos e desça o corpo devagar, até o peito chegar próximo do chão. Erga as mãos e os pés e dê uma breve pausa. Repita o movimento de 10 a 12 vezes em séries de três.
- Agachamento com deslocamento lateral: em pé, fique com as pernas unidas e coloque as mãos na cintura. Dê um passo para o lado. Estenda os braços à frente, contraia o abdome e agache até suas coxas ficarem paralelas ao chão. Volte para a posição inicial e execute o movimento para o outro lado. Repita de 10 a 12 vezes em séries de três.
- Abdominal: sente-se no chão. Apoie as mãos no solo ao lado corpo e erga as pernas. Incline o tronco para trás e estenda as pernas para a frente. Depois, mova o tronco para a frente e ao mesmo tempo flexione os joelhos, aproximando-os do peito. Repita o movimento de 10 a 12 vezes em séries de três.
- Prancha: fique em posição de flexão de braços, com as mãos afastadas em uma largura igual a dos ombros e o abdômen contraído, para estabilizar o corpo. Fique de 10 a 20 segundos, repita o movimento mais duas vezes.
Se você está pensando que para absorver todos os nutrientes da alcachofra você precisará comer a planta crua como uma salada todos os dias está bem errado. Existem diversas formas de consumir o vegetal, que são receitas deliciosas que podem ser feitas em casa. Outra opção é o chá de alcachofra que pode ser atrelado com outras folhas. Nesse caso existe o chá de alcachofra com o boldo que, além de ajudar nas funções do fígado, também é um ótimo emagrecedor natural. Lembre-se: emagrecer não precisa ser sinônimo de sofrimento.