Originária do Mediterrâneo, a alcachofra é popularmente classificada como hortaliça. Ela foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus e, atualmente, é consumida de diversas formas – desde pratos sofisticados até chás. Apesar de não muito popular, um dos fatores que aumenta a busca para o consumo são os benefícios da alcachofra. Entre eles estão prevenir doenças de fígado, colesterol e diabetes.
A composição da alcachofra deixa claro o porquê de suas qualidades terapêuticas. Em uma porção de 100 g da planta encontramos 86,5% de água, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além disso, contém vitaminas A, C e B2 e é um alimento de baixo valor calórico. Assim, além dos benefícios da alcachofra para a saúde, ela também é ótima para dietas. Confira abaixo todas as vantagens de consumir a planta.
1. Ajuda a emagrecer
A alcachofra serve como diurético natural, evitando a retenção de líquidos. Além disso, a grande quantidade de fibras presentes na planta traz a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa consiga seguir a dieta mais à risca. A presença de uma substância chamada cinaria, que trabalha na quebra de gorduras e ajuda a manter os níveis de colesterol adequados é uma ótima aliada para quem está buscando uma melhor qualidade de vida.
2. Age contra problemas digestivos
Além de trazer saciedade, a grande quantidade de fibras da alcachofra pode auxiliar na regulação do intestino. Isso evita desconfortos como a constipação e dores de barriga frequentes. Não à toa, especialistas afirmam que uma dieta saudável consiste na ingestão de proteínas. Em casos de diarreia, as fibras atuam absorvendo o excesso de líquido e ajudando na formação das fezes. Uma dica caseira para indigestão é fazer um chá de alcachofra com boldo, que também acaba sendo bom para o fígado.
3. É ótima para o fígado
Falando no fígado, a alcachofra apresenta, além da cinarina, a silimarina, substâncias que auxiliam a produção da bile, o que ajuda na remoção de toxinas e melhora a condição do órgão. Essa eficácia ficou comprovada em um estudo sobre a doença hepática crônica feito com um grupo de 90 pacientes com diagnóstico comprovado. Parte das pessoas tomou extrato de alcachofra durante dois meses, a outra placebo. Os que consumiram a planta, apresentaram melhor funcionamento do órgão após o experimento.
4. Melhora a pressão arterial
Se você tem problemas com a pressão arterial, consuma alcachofra. Por ser rica em potássio e magnésio, ela ajuda no equilíbrio dos eletrólitos do corpo, além de compensar o consumo de muito sódio, o que pode ajudar a prevenir ou combater a pressão arterial elevada. Os minerais também presentes na alcachofra são vasodilatadores e ajudam na luta contra a hipertensão. Diabéticos também são incentivados a comer alcachofras para prevenir as complicações associadas com os níveis da pressão arterial que podem levar a ataques cardíacos e doenças coronárias.
5. Excelente para os ossos
Minerais como fósforo, manganês e o magnésio são essenciais na densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose. Além de contê-los, o vegetal ainda possui em sua composição vitamina K, que pode ajudar a reduzir a calcificação vascular. Outro componente que trás benefícios nesse sentido é a vitamina C, que além de ser conhecida por proteger o sistema imunológico, está envolvida diretamente na formação de colágeno, essencial para a saúde das células da pele e dos ossos.
6. Grande aliada do cérebro
A alcachofra também é uma grande aliada na saúde do cérebro. Devido a presença da mesma vitamina K que reduz a calcificação vascular, as células do cérebro ficam mais protegidas de degeneração e de lesões neuronais, ajudando assim a prevenir contra doenças cognitivas, como o Alzheimer.
7. Alimento anticancerígeno
Pode-se dizer que a alcachofra previne o tão temido câncer. A grande quantidade de antioxidantes presente na planta, principalmente a quercetina e a rutina, trabalha como meio de defesa do sistema imunológico contra os efeitos dos radicais livres, derivados naturais de metabolismo das células que podem levar a muitas doenças, inclusive o câncer. Alguns médicos costumam, inclusive, indicar o consumo da alcachofra para pacientes em tratamento da doença.
Sabendo todos os benefícios da alcachofra não dá para não pensar em colocá-la no cardápio da semana, né?