A primavera é a melhor época para comprar e consumir alcachofras. Mas, por todos os benefícios que traz, o consumo da planta é indicado para o ano todo. Por isso, aproveitando a época, muitas pessoas buscam aprender a fazer alcachofra em conserva em casa mesmo. É exatamente isso que vamos te ensinar hoje.
Caso a opção seja comprar a alcachofra em conserva já pronta, um pote de vidro de 200g a 300g varia de R$ 20 a R$ 40. Nesse caso, o que se encontra são corações da alcachofra prontos para serem consumidos. Nesse formato, a planta pode ser consumida pura ou dentro de uma receita com outros ingredientes que realçam o sabor.
Como fazer alcachofra em conserva?
Ingredientes:
- 8 ou 9 alcachofras pequenas
- 2 limões-sicilianos (o suco e as raspas)
- 2 xícara de vinagre de vinho branco
- 4 xícaras de água para ferver e mais água para deixar as alcachofras de molho
- 1 xícara de azeite extravirgem
- 2 dentes inteiros descascados
- 3 ou 4 cravos-da-índia
- Tomilho fresco a gosto
- Sal a gosto
- 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa
Modo de preparo
Primeiro, lave as alcachofras em água corrente. Depois corte a base de cada uma, elimine as folhas mais duras e corte a ponta das folhas restantes (aproximadamente um dedo). Em seguida, coloque as alcachofras numa tigela com água e o suco dos limões e deixe de molho até a hora de usar.
Ponha as 4 xícaras de água e o vinagre em uma panela grande, tempere com sal e espere ferver. Coloque as alcachofras na água e cozinhe por aproximadamente 30 minutos até ficarem bem claras. Desligue o fogo. Tire as alcachofras da panela com a ajuda de uma escumadeira. Coloque-as de cabeça para baixo sobre um pano limpo e deixe escorrer por aproximadamente uma hora.
Feito isso, ponha água para ferver em uma panela grande, que comporte o vidro em que vai ficar a conserva. Lave bem o pote e a tampa deixando ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, tire-os da panela com a ajuda de uma pinça grande e deixe esfriar.
Ponha o azeite e o alho numa frigideira e refogue rapidamente sem deixar pegar cor. Tempere com sal e pimenta. Acomode as alcachofras no pote e, por cima, despeje a mistura de azeite e alho, as raspas de limão, os cravos, as folhas de tomilho e a pimenta. Mexa bem para distribuir os temperos. Tampe e deixe na geladeira por 3 ou 4 dias.
Após o período que a alcachofra passa a ficar em conserva, você pode consumi-la direto do pote ou preparar receitas com o produto. Sendo assim, descubra um prato que vai surpreender seus familiares e amigos quando você fizer na sua casa.
Risoto de alcachofra com presunto Parma
Ingredientes:
- 1/2 xícara de azeite
- 1 cebola roxa picada
- 350g de fundo ou coração de alcachofra em conserva
- 2 xícaras de arroz do tipo arbóreo
- 1 copo (requeijão) de vinho branco seco
- 1 litro de água fervente
- Caldo de legumes
- 100g de presunto cru em fatias
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 1 xícara de parmesão ralado
Modo de preparo:
Em uma panela coloque a água para ferver e dissolva o caldo de legumes. Em outra, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar macia, com aparência de purê. Adicione a alcachofra em conserva e refogue por 30 segundos. Junte o arroz e frite, mexendo por um minuto. Despeje o vinho, misture e espere incorporar e evaporar. Acrescente uma concha do caldo e cozinhe, mexendo sempre, até o caldo misturar com o arroz. Repita isso até o arroz ficar al dente (demora aproximadamente 25 minutos). Adicione o presunto, a salsinha, o parmesão e a manteiga, mexe por alguns segundos e desligue o fogo. Deixe descansar na panela tampada por 5 minutos e sirva polvilhado com parmesão a gosto.
Deu água na boca, não é mesmo? Fazendo a alcachofra em conserva em casa ou comprando pronto, não dá para deixar de experimentar essa delícia.